No mercado das relações humanas e sociais, a expressão da palavra e a exposição do pensamento são as mercadorias mais preciosas!
domingo, 16 de outubro de 2016
RDC: O GRANDE MOTIVO DO NOSSO VIZINHO KABILA!
Joseph Kabila Kabange (mais conhecido por Joseph Kabila) 45 anos de idade. O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) que iniciou o seu mandato sem ser eleito em Janeiro de 2001 após a morte do seu pai, o presidente Laurent-Désiré Kabila, e que foi eleito em 2006 e reeleito em 2011, estando a fazer 15 anos no poder, acha que tem um motivo de capital importância para os congoleses que justifica a sua permanência no poder, nem que isso implique alterar a Constituição da República. Porque se não se manter no poder o povo congolês jamais vai experimentar verdadeiros momentos de democracia. É um assunto de segurança nacional e condiciona a paz e progresso dos congoleses. Daí estar a insistir num diálogo nacional para que todos os congoleses entendam este motivo. E qual é o motivo? Afinal o cidadão congolês (se é que é cidadão) não tem identidade reconhecida pelo Estado. Para perceber melhor: os congoleses não têm bilhete de identidade. Todos! (ou quase todos?) Dá para acreditar nisso? Fazem tudo com o cartão eleitoral (escola, emprego, casamento, compra de terrenos, casas, etc.) e quando podem viajar para fora, viajam de salvo-conduto (ou laissez passer, como chamam). Já viram? Que brincadeira, pah!!
Então, o Man Kabila (os nosso vizinhos diriam yayá Kabila) quer resolver o problema da identificação dos congoleses, para que o registo eleitoral seja convenientemente processado e assim os resultados eleitorais sejam apurados com justiça e imparcialidade promovendo um verdadeiro ambiente democrático a partir do momento que abandonar o poder. E assim já fora do poder também vai poder verificar se os resultados eleitorais do PPRD (partido dele) foram justos ou não quando ocorrerem as próximas eleições. Por isso não teve receio em dizer que « Já não vou me recandidatar as novas eleições presidenciais. Só preciso de mais 18 meses (1 ano e meio) como Presidente da República para resolver o problema do registo eleitoral e depois convoco as eleições!». O tempo que precisa para dar bilhete de identidade a todos os congoleses e organizar convenientemente o registo eleitoral. Para já nada de eleições até lá!
É esse o mambo do yayá Kabila que ele quer como o "metier" principal da agenda do Dialogue National Congolais (Diálogo Nacional Congolês) para "esticar mais um coxito" o seu mandato. Já viram? Só faltava essa…E então? Os nossos yayás congoleses aceitam mais uma temporada do yaya Kabila para verem o bilhete de identidade pela primeira vez ou não? Os partidos da oposição na RDC já responderam: «Porquê é que não resolveu isso durante o tempo em que esteve no poder?»
Sem comentários:
Enviar um comentário